top of page

Aprenda como usar dicionários de inglês da internet


A imagem mostra um pincel marcador (highlighter) pintando a palavra 'learn' no dicionário.

A maior parte das pessoas usa o Google Tradutor para entender o significado de frases e palavras em inglês. Essa prática não deve ser demonizada, como muitos profissionais da educação o fazem, porém, é importante lembrar que essa simples e crua tradução no translator não apresenta tantas informações enriquecedoras e importantes para o seu aprendizado como as que encontramos nos dicionários especializados no ensino do inglês. Dicionários como os de Cambridge, Oxford e também de editoras, como a Pearson Longman, te levam a aprender inglês de forma completa, mais imersiva e sempre te oferecem mais informações do que você esperava.


Porque usar o dicionário e não o tradutor?


Quando pegamos pequenas palavras e traduzimos elas no Google Tradutor, até aprendemos o significado de algumas palavras soltas, porém de forma muito superficial. É muito fácil se esquecer delas! O problema é ainda maior quando colamos frases inteiras para serem traduzidas. Podemos descobrir o significado da frase, mas não entendemos o total sentido de cada palavra. Sem contar que o tradutor pode fazer a tradução direta para uma frase ou expressão referente no língua. Logo, você não vai absorver muito do sentido literal de cada coisa.


O melhor mesmo seria usar um dicionário. O Google Tradutor pode até te dar uma solução rápida para quando você precisa de respostas rápidas, mas como dito anteriormente, essas respostas não serão fixadas na sua mente apropriadamente. Estudando por meio de dicionários, você aprende a real definição da palavra com diversos exemplos, pronúncia, transcrição fonética e as colocações mais comuns.


Saiba usar os dicionários de inglês da internet


Existem muitas opções de dicionários que você pode usar. Eu por exemplo uso muito o Cambridge Dictionary, pois ele já apresenta de cara as informações que eu mais procuro: a definição da palavra e sua pronúncia. Geralmente, além de ter um botão para que você possa ouvir a pronúncia tanto no inglês americano quanto no britânico, esses dicionários mostram a transcrição fonética daquela palavra. Veja como essa informação é disposta nos três dicionários que eu costumo usar mais:

A foto é um print screen da página Cambridge Dictionary.
Cambridge Dictionary

A foto é um print screen da página Longman Dictionary.
Longman Dictionary

A foto é um print screen da página Oxford Learner's Dictionary.
Oxford Learner's Dictionaries

Repare que além de terem o símbolo do megafone para ouvirmos a pronúncia, cada um dos dicionários mostra também a transcrição fonética da palavra e o grupo de palavras a qual o termo pertence. Outra coisa interessante é que todas as páginas apresentam o nível de dificuldade de cada palavra.


Você provavelmente já ouviu dizer que as palavras no inglês às vezes podem ter mais de um significado. Por isso, para cada conceito diferente dessas palavras, os dicionários dão exemplos esclarecedores.

A foto é um print screen da página Cambridge Dictionary.
Cambridge Dictionary

E há ainda uma seção nesses dicionários que apresenta as collocations mais comuns de cada palavra. As collocations já foram explicadas aqui em um post anterior, elas são essenciais para que você consiga construir um vocabulário mais sólido e bem estruturado. São formações comuns no inglês com a palavra que você está pesquisando.

A imagem mostra o print de uma das páginas do dicionário online Longman.
Longman Dictionary

Dicionários de inglês mais recomendados


Dicas-chave para aproveitar os dicionários ao máximo


Durante o processo de pesquisa de novas palavras, você vai descobrir muitas outras palavras. Aos poucos você vai conhecendo cada vez mais e mais termos do inglês que vão deixar seu vocabulário rico e diverso. É descobrir coisas novas enquanto você já estudava coisas novas!


Uma dica importantíssima é que você crie frases ou construa diálogos com tudo o que você for aprendendo. Essa é mais uma forma de praticar sua escrita e fixar a palavra um pouco mais na sua memória.


Você também pode se gravar lendo essa frase ou os exemplos dos dicionários e ouvir depois para poder avaliar e comparar sua pronúncia. Eu gosto sempre de desafiar meus alunos e alunas a explorarem seu vocabulário ainda mais, através de pesquisas, leituras conjuntas e até discutindo sobre o vocabulário específico das áreas de interesse ou atuação de cada um.

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page