top of page

É possível aprender inglês sozinho?

Atualizado: 8 de mar.


Na imagem um homem segurando dois livros em frente o rosto. Os livros são azul e vermelho, combinando com a bandeira do Reino Unido que serve de plano de fundo. O rapaz usa óculos pretos e tem olhos verdes.

Matricular-se em um curso ou fazer aulas particulares? Ter aulas presenciais ou online? Quantas horas de aula fazer por semana? E será que essa metodologia é realmente a certa para mim?

Essas são algumas das preocupações de qualquer pessoa que queira começar ou continuar seus estudos do inglês. No entanto, uma tendência crescente e que poucos comentam é a possibilidade de estudar a língua sozinho. Essa é uma prática possível e que pode te trazer bons resultados, o que depende de você e do empenho que você coloca nos seus estudos.


Como começar a estudar inglês por conta própria?


A internet está cheia de ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas para você começar os seus estudos. Porém, saber quais ferramentas são verdadeiramente úteis e como usá-las a seu favor pode ser a grande questão. A dica inicial para você que pretende começar a estudar inglês sozinho é organizar-se. Busque conhecer as ferramentas que a internet oferece e de qual forma elas podem te ajudar.


Antes de continuarmos, é preciso observar que se você deseja obter resultados rápidos, talvez estudar sozinho não seja a melhor opção. Caso você tenha urgência em aprender inglês, recomendo que use essas dicas como um complemento aos seus estudos. Lembrando, também, que resultados rápidos podem até existir, mas talvez não com a qualidade que você deseja. Isso porque a sua mente precisa de um tempo para absorver a língua e acomodá-la corretamente. A verdadeira fluência é construída diariamente, pouco a pouco.


Além disso, vale lembrar que estudar sozinho requer disciplina e organização. Você precisará definir uma rotina de estudos que se encaixe em sua realidade e observar indicadores que mostrem se você está evoluindo, ou que os métodos que você está empregando estão gerando algum tipo de resultado.


Então, se você quer aprender a língua porque gosta e sabe que ela vai fazer diferença no seu futuro, essas dicas podem expandir seus horizontes e fazer da sua experiência com o inglês uma coisa gostosa e divertida de se aprender.


Estabeleça metas para o aprendizado do inglês


As metas te ajudam a direcionar melhor os seus estudos. Elas também te ajudam a mensurar o seu progresso e a empregar técnicas ou ferramentas que te deixarão cada vez mais perto do seu objetivo: aprender inglês.

Há algumas semanas que fiz um post aqui no blog sobre metas SMART. Elas sempre levam em consideração um conjunto de fatores que podem alavancar seu progresso e te ajudar a se organizar durante esse percurso.


Aumente o seu contato com a língua inglesa

Como uma criança que aprende sua primeira língua, você deve se expor ao máximo à língua inglesa. Assim você garante que estará recebendo input o suficiente para começar a entender o inglês e eventualmente a falar ele. Uma coisa que costumo comentar sempre por aqui é como a imersão é um pilar da fluência. Repare que as crianças geralmente aprendem a falar (após tanto ver e ouvir), e somente depois começam a ir a escola para aprender a ler e a escrever.

Assistir filmes e vídeos do seu interesse providenciam essa experiência. Se você não está rodeado de falantes constantes do inglês, colocar um show de sua preferência com o áudio no idioma te deixará mais exposto. Além disso, você pode ouvir podcasts. Existe uma infinidade de podcasts voltados para o ensino da língua inglesa. Alguns deles já foram até indicados aqui em um post anterior.


Trabalhe todas as suas habilidades em inglês


Nativos e falantes fluentes de um idioma dominam todas as quatro skills: o listening (escuta), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala). Busque ferramentas e técnicas que te ajudem a aprimorar cada uma dessas habilidades. Existem aplicativos que podem ser usados e exercícios que podem ser feitos para desenvolvê-las. Caso você perceba que tem dificuldade em alguma delas, tente dar uma atenção especial a essa skill.


Você sabe o que são worksheets?


Uma outra forma de estudar e praticar o seu inglês é através da realização de atividades práticas. Aqui no blog eu posto atividades e folhas de exercícios (worksheets) frequentemente para que você possa praticar mesmo que sozinho. As folhas de exercícios vêm com correção para que você possa avaliar o seu desempenho após cada atividade.


Participe de grupos de conversação


Participando de grupos de conversação você poderá melhorar a sua habilidade de fala e ter mais confiança na hora de aplicar o inglês em situações reais ou do dia a dia. Se você quiser saber um pouco mais sobre os grupos de conversação que criei, basta clicar aqui para conhecer melhor.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page