![Na imagem, peças de quebra-cabeças estão amontoados e de todas as cores (azul, vermelho, amarelo e verde).](https://static.wixstatic.com/media/be24cd_c5050d8a16fa4c03b0d810d31a4ea3f7~mv2.png/v1/fill/w_980,h_392,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/be24cd_c5050d8a16fa4c03b0d810d31a4ea3f7~mv2.png)
Uma dificuldade muito comum entre pessoas que estão aprendendo inglês é a de formar frases na cabeça antes de finalmente conseguir dizê-las ou passá-las para um papel. Para resolver isso, podemos usar um conceito linguístico, muito estudado e que ajuda as crianças a aprenderem uma língua desde os estágios iniciais, que é o de word chunks (pedacinhos de frases que geralmente são empregados juntos e que, por isso, ajudam a construir uma linguagem mais fluída e sem bloqueios).
O que são word chunks ou chunks of language?
Chunks of language, como mencionado anteriormente são aqueles fragmentos da língua que são cristalizados em nossas mentes através da exposição ou uso daquela língua. Alguns exemplos clássicos que talvez te ajudem a entender melhor esse conceito são os das frases a seguir:
Te respondo amanhã de .............. bem cedinho.
Ontem fui parar lá onde .............. perdeu as botas.
Se você é falante do português brasileiro, acredito que completar essas frases com as palavras manhã e Judas tenha sido quase que automático. Isso acontece porque essas palavras são utilizadas nessas frases/expressões quase que sempre.
Antes de tudo, entenda o que são collocations
Primeiramente gostaria de te apresentar o que no inglês chamamos de collocations. Resumidamente, collocations são combinações de palavras que ocorrem comumente dentro de uma língua. Collocations giram em torno de uma palavra-chave e suas possíveis combinações. Se pensarmos na palavra study, temos os seguintes exemplos:
Study - como substantivo
academic study
historical study
qualitative study
evaluation study
field study
carry out a study
publish a study
etc
Study como verbo
study hard
study for something
study in detail
study intensively
be easily studied
etc
Repare que as colocações acima não são idiomáticas, nem mesmo expressões linguísticas. Quando pensamos em collocations teremos diversas possibilidades de uso daquela palavra-chave. Por isso, alguns dicionários, como Oxford, Macmillan e Longman, apresentam sempre uma lista de colocações mais comuns daquela palavra. Veja:
![A imagem (print) mostra uma lista de colocações linguísticas tirada do dicionário Longman.](https://static.wixstatic.com/media/be24cd_4d8f6384847a4d9b83a57905d9334035~mv2.png/v1/fill/w_797,h_376,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/be24cd_4d8f6384847a4d9b83a57905d9334035~mv2.png)
O problema de collocations é reconhecer que no inglês diremos coisas como "heavy rain", mas nunca "strong rain", pois em suas combinações, essas duas palavras não vão juntas.
Exemplos de word chunks
Voltando aos word chunks (pedaços de frases), faz-se necessário lembrar que existem dois tipos de chunks of language que usamos para classificar essas ocorrências. Aqui os chamaremos de lexical chunks (léxico é tudo aquilo que se refere ao vocabulário de uma língua).
Lexical chunks (que não são collocations)
by the way
up to now
upside down
If I were you
a long way off
out of my mind
bend over backwards
Lexical chunks (que são collocations)
totally convinced
strong accent
terrible accident
sense of humour
sounds exciting
brings good luck
Como identificar e memorizar word chunks?
Agora que você entendeu melhor o que são chunks of language e viu alguns exemplos, você deve estar se perguntando sobre a melhor forma de guardá-los. Talvez você já tenha percebido, também, que aprender algumas expressões ou pedaços da língua seja melhor do que aprender palavras soltas (embora ambos sejam muito úteis e importantes).
As crianças aprendem a língua por meio da exposição, e assim será também para você a melhor forma de absorver tudo o que o inglês tem a oferecer, e também o seu funcionamento. No entanto, caso você seja uma pessoa que se interessa pelos estudos da linguística, ou caso você goste de esquemas, deixo aqui algumas dicas:
Busque por definições de palavras nos dicionários, com exemplos, e procure por collocations.
Anote frases e expressões que você vir em filmes ou séries e que achar serem úteis.
Escrever também ajuda a memorizar. Escreva frases, textos e tudo aquilo que te fizer usar o que você aprendeu.
Ouça inglês! Isso mesmo, ouvir é se expor. Tenho certeza que assim você terá a chance de aprender e reconhecer diversos word chunks do inglês.
Aprimore suas habilidades no inglês
Com a prática constante você vai começar a perceber que seu sistema cognitivo conseguirá empregar o inglês de forma mais natural. Recomendo que você leia esse post onde ensino algumas técnicas para melhorar todas as suas habilidades paralelamente, ficando, assim, cada vez mais próximo da tão sonhada fluência.
Comments