top of page

Como saber se aulas particulares são o melhor para mim?

Atualizado: 30 de nov. de 2022


Na imagem uma menina vestindo uma camisa de gola polo vermelha assiste uma aula em seu laptop. A menina porta fones de ouvido vermelhos e um urso de pelúcia grande está sentado do lado dela.

Decidir começar a fazer aulas particulares pode ser uma coisa difícil para algumas pessoas. Isso porque, quando o assunto é começar os estudos, essas pessoas veem uma série de impedimentos que não as deixam tomar essa iniciativa, como tempo e dinheiro, por exemplo. Então, para essas pessoas, poder montar grades de horários flexíveis para poder estudar quando puder, com professores qualificados e sem ter que pagar muito, é como que um pré-requisito. E aqui é que entra a opção das aulas particulares.


No entanto, antes de optar por fazer aulas particulares é importante se ter algumas coisas em mente:

  • a aula particular, assim como pode te fazer evoluir mais rápido, também vai exigir que você tenha mais comprometimento com seus estudos;

  • você precisa buscar conhecer professores com boa experiência em sala de aula e que entendam suas necessidades;


E fazer aulas particulares nem sempre custa caro! Claramente você vai precisar pesquisar um pouquinho e ver se encontra algumas indicações. Busque sempre saber se há a opção de professores que oferecem aula experimental gratuita, como eu faço com meus alunos.


O maior benefício de aulas particulares:


Ter o conteúdo aliado as suas necessidades. Sem dúvida alguma, com aulas particulares, seu professor conseguirá mensurar melhor suas necessidades e detectar seus pontos de melhoria. Sem contar que o ritmo das aulas é definido pelo seu ritmo.


Além disso, as aulas particulares hoje em dia assumem diversos estilos, justamente para sair daquela monotonia. Nas minhas aulas, por exemplo, os alunos podem trazer um convidado em duas aulas por mês. Imagina só que legal poder aprender inglês com um amigo sem custos adicionais!


Outros benefícios das aulas particulares:


  • poder remarcar a aula mais facilmente;

  • poder estudar com assuntos totalmente de sua preferência;

  • ter um acompanhamento mais visível da sua evolução;

  • mais assessoria;

  • aulas personalizadas, "fora da caixinha";


Como professor, às vezes vejo como único lado ruim das aulas particulares a falta de um grupo maior. Existem habilidades conversacionais que só podem ser bem trabalhadas em grupo. É por isso que deixo que meus alunos tragam convidados as vezes. Além disso, uma outra opção para isso seria participar de grupos de conversação.


Pense nas suas necessidades no momento


Podemos dizer também que aulas particulares são opção para aqueles que querem agilidade. Embora eu já tenha dito algumas vezes que a fluência é uma coisa que precisa ser construída aos poucos e constantemente, é inegável que todos esses fatores de exclusividade resultarão em um avanço mais rápido do que o daqueles que estudam em escolas bilíngues ou de idiomas.


Porém, é esse mesmo fator de exclusividade que exigirá que você esteja determinado e empenhado em suas aulas. Isso porque o professor contará com a sua participação para a aula acontecer. Isso inclui: fazer os homeworks, ler materiais complementares que você possa receber, buscar ter mais vivências na língua, etc.


O recomendado é que você converse com o seu professor para juntos vocês montarem um tipo de plano de estudos. Nesse plano vocês podem incluir objetivos, conteúdos a serem estudados e rotina de estudos, por exemplo. Assim você garante que estará tendo máximo proveito das suas aulas particulares.


Venha conhecer meu jeito de ensinar!


Está pensando em começar aulas particulares, mas ainda está tendo alguma dúvida sobre os fatores mencionados acima? Vamos bater um papo. Gostaria de te conhecer melhor e quem sabe marcar uma aula experimental?! 🤩

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page