top of page

Aprenda como melhorar suas habilidades em inglês

Atualizado: 23 de out. de 2023


Ser fluente em inglês envolve diversos fatores. Dentre eles está o nível de domínio que você tem das quatro habilidades: listening, reading, writing e speaking. No entanto, muito se fala sobre essas habilidades, e pouco se sabe sobre o que elas significam realmente.


Entender essas English skills e suas características é o pontapé que te ajudará na definição de metas de aprendizagem. Dependendo do contexto em que você pretende usar a o inglês, você não precisa desenvolver a fluência em todas elas. Porém, estudá-las e aprimorá-las, o que precisa ser um processo constante, torna-se essencial para aqueles que desejam viajar ou morar no exterior. Além disso, se você pretende fazer algum exame de proficiência, ter um bom domínio delas é primordial.

Receptive and productive skills: entenda a classificação das habilidades


Os teóricos e estudiosos do ensino e aprendizagem da língua inglesa costumam separar essas quatro habilidades em dois grupos majoritários: receptive skills (que são as habilidades que demandam absorção e compreensão de uma mensagem, também conhecidas como passive skills), e productive skills (habilidades que demandam ação na produção de alguma mensagem, também conhecidas como active skills).


Nessa linha de raciocínio classificaríamos o reading e o listening como habilidades receptivas (receptive skills), enquanto o writing e o speaking ficariam no grupo de habilidades produtivas (productive skills). Isso acontece porque cada habilidade desempenha um tipo de função, enquanto também usam diferentes meios de receber ou produzir uma mensagem.


Vale a observação que chamo aqui de mensagem todo e qualquer enunciado que ocorra entre agentes do discurso. A mensagem, neste caso, pode ser transmitida por escrita/representação ou por meios orais (a fala).

Reading: dicas para melhorar sua habilidade de leitura em inglês


O reading é a habilidade de ler e compreender o que está escrito. Na faculdade de Letras, que licencia um professor a lecionar a língua inglesa, uma série de técnicas para ensino de leitura são estudadas. Entre elas estão as técnicas conhecidas como scaffolding, scanning e skimming. Você entende cada uma delas abaixo:


Scaffolding

Essa técnica, que no português poderia ser traduzida como andaime, leva esse nome pois serve de apoio para o processo de aprendizado da língua. A técnica scaffolding pode resultar na criação de mapas mentais, gráficos, ajudas visuais e exercícios de preencher lacunas. Essa técnica serve especialmente para que o aluno consiga organizar suas ideias sobre o texto que foi lido.


Scanning

Ao associar perguntas ao texto, a dica é que o estudante procure por palavras-chave na pergunta e tente encontrar essas palavras no texto. As respostas geralmente ficam próximas a elas.


Skimming

Essa é uma técnica essencial que ajuda o aluno a entender o tópico do texto, antes de lê-lo atenciosamente buscando seu significado. Durante uma rápida leitura, o aluno detecta palavras que indiquem o assunto abordado no texto. Essa técnica também é útil quando você tem pouco tempo e precisa ler um texto.

Listening: de quais formas você pode aprimorar sua escuta?


Em um texto anterior eu compartilhei com vocês como podcasts em inglês são uma ótima forma de melhorar a escuta. Porém, para além do ato de ouvir podcasts existe também outras técnicas que podem ser utilizadas para desenvolver melhor essa habilidade. Elas são muitas! Mas dentre elas as que eu mais utilizo com os meus alunos, por terem maior efetividade, são:


Responsive listening

Basicamente, essa técnica consiste em fazer uma pergunta ou dar um comando ao aluno para que ele possa responder ou realizar o comando. Isso exige que o aluno entenda o que foi dito e formule uma resposta que faça sentido e possua significado.


Discriminatory listening

Uma das técnicas mais comuns ao redor do mundo e empregada inclusive por exames de proficiência como o Cambridge e IELTS. Nessa situação o estudante precisa ouvir uma passagem ou diálogo e buscar entender alguma informação em específico, como o nome dos falantes ou a ideia central da conversa.


Intensive listening

Intensive listening, resumidamente, consiste em quebrar um áudio ou vídeo em pedaços menores para que o aluno possa focar em alguma característica em especial: ritmo, entonação, pronúncia, contrações, etc. Essa técnica é uma abordagem mais analítica de aspectos linguísticos, e ajuda o estudante a entender as nuances da língua.


Extensive listening

Diferente do intensive listening, o extensive listening requer que o falante desenvolva um resumo geral do que foi ouvido e entendido. Todas as metodologias e abordagens adotadas por professores de inglês envolvem essa técnica de alguma forma.


Writing: aprenda como começar a escrever bem


Daí chegamos nela: escrever, segundo estudantes de inglês, é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver. Na verdade, tudo é uma questão de prática e constância, e a famosa frase "quanto mais você ler, melhor você consegue escrever" também se aplica aqui.


Para conseguir sintetizar um pensamento em inglês, seja ele por escrito ou para fala, faz-se necessário que você tenha input (exposição ao inglês) suficiente para conseguir produzir algo. Por isso costumo dizer por aqui que a imersão é um dos pilares da fluência em inglês, pois somente assim você conseguirá absorver inglês o suficiente para finalmente conseguir escrever ou falar.


Uma dica nota 10 para você que está começando a praticar a escrita agora é iniciar com frases simples, frases que contenham sujeito, verbo e um objeto. Sabemos que escrever em uma língua diferente da nossa abrange muito mais do que traduzir palavra por palavra para o novo idioma. Inclusive, a simples e fria tradução de textos sem a análise de estruturas e significados de cada termo é uma prática que não recomendo.

Mas como criar frases simples?


Felizmente o inglês tem muito mais em comum com o português do que aparenta. A estrutura básica de frases para ambos os idiomas consiste em: sujeito + verbo + objeto (SVO). Imagine as frases:


I love fruits.

I eat fruits every day.

My mom doesn't like fruits.

She prefers sweets.


Nos exemplos acima você repara que a estrutura é sempre a mesma: sujeito (I, my mom, she) + verbo (love, eat, like, prefers) + objeto (fruits, sweets). Claramente depois disso você pode começar a adicionar outros elementos (tempo, lugar, motivo, etc.). O importante é começar aos poucos até se ter confiança o suficiente para criar textos mais complexos. Arrisque! Afinal, não dizem que a prática leva a perfeição?


Speaking: perca o medo de falar e comece a se comunicar em inglês


Hoje existem diversos aplicativos e grupos de conversação para estudantes de inglês. Se você deseja praticar seu speaking e suas habilidades conversacionais, experimente participar de um dos grupos de conversação que criei. Os grupos são restritos e os alunos estão em níveis parecidos de inglês. Então fica mais fácil para você se soltar e começar a falar realmente.


Porém, se você ainda não se sente seguro o suficiente para participar de um grupo de conversação assim de cara, veja só algumas técnicas e alternativas que você pode tentar:


Grave a si mesmo falando algo em inglês


Essa técnica geralmente funciona bem para falantes que querem analisar a sua fala, levando em consideração fatores como entonação e pronúncia. O ideal é que você ouça a gravação depois e vá repetindo o processo até ter o domínio desejado. Uma boa alternativa é manter esses áudios gravados para que você possa ouvir novamente depois de um tempo. Assim você consegue perceber seu desenvolvimento no decorrer do tempo.


Anote frases prontas de filmes e séries e leia elas em voz alta


O bom dessa técnica é que você vai construindo repertório pouco a pouco e poderá futuramente sintetizar seus próprios enunciados. Ao fazer isso, novamente, tente dar atenção especial à pronuncia e à entonação. Dessa forma você conseguirá perceber as nuances da língua e aplicá-las na sua própria fala.


Dica mor:


Pratique constantemente! Somente assim você vai conseguir acomodar todo o conhecimento necessário, pouco a pouco e de forma linear. Lembre-se que é preciso estudar um pouquinho todos os dias. Somente assim você ficará cada vez mais próximo da tão desejada fluência.


Além disso, você também pode participar de fóruns e discussões acerca da língua. Um exemplo é o fórum ao qual todos os meus alunos têm acesso, onde eles podem compartilhar ideias, dúvidas, curiosidades, e até memes! Envie uma mensagem para mim e saiba mais!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page