top of page

Músicas para aprender inglês


Jovem mulher asiática com olhos fechados e sorriso no rosto, dançando e usando fone de ouvido branco, moletom branco e óculos de sol de lentes amareladas.

O mundo da música oferece opções de aprendizado para todos os gostos e estilos. Existem músicas para aprender inglês americano, britânico e os outros diversos tipos de inglês falados no planeta. Além de tudo, dá para acompanhá-las pelo seu próprio celular em qualquer plataforma.


Continue lendo para descobrir formas de aprender inglês com música usando as mais variadas ferramentas já exploradas.


Benefícios do inglês com música

Segundo a teoria das múltiplas inteligências, do psicólogo cognitivo Howard Gardner, cada ser humano demonstra suas capacidades cognitivas de maneira única. Gardner descreve nove tipos de inteligências, como a linguística, a visual/espacial, a lógico-matemática e, dentre outras mais, a musical.


Basicamente, a teoria sugere que, usando ferramentas que favoreçam essa competência, o aprendizado seria mais efetivo. E como músicas em inglês são tocadas em todo o mundo, é impossível não ter contato com o idioma através delas de alguma forma.


Quando começamos a ouvir mais música em inglês nossos ouvidos e nosso cognitivo conseguem se adaptar com:

  • pronúncia

  • entonação

  • ritmo

  • conexão entre palavras, etc.


Vale a pena mencionar também que estudar inglês com música permite perceber as palavras que tiveram a pronúncia distorcida um pouquinho para encaixar na rima. Para quem prefere aprender inglês com estruturas, a música permite perceber construções comuns do idioma e as vezes em que a gramática foi deixada de lado por conta de licença poética.


Dicas para aprender inglês com música

Antes de tudo, é preciso lembrar e, se preciso, informar que a música é uma ferramenta complementar de estudos. Complementar no sentido de que ela deve ser usada em conjunto com outras ferramentas agregadas a uma metodologia de aprendizado. Ou seja, ela por si só pode não apresentar os resultados esperados.


A seguir, veja algumas dicas que você pode tentar na hora de estudar inglês com música.


Acompanhe a letra

Hoje diversas plataformas disponibilizam a letra da música em inglês. Quando acompanhamos a letra de uma música conseguimos relacionar escrita da palavra e pronúncia. Com o tempo começamos a perceber também o ritmo com que cada palavra é ligada.


Descubra o tema da música

As músicas geralmente são cheias de termos e palavras-chave que sejam comuns daquele contexto. Podemos anotar esses termos e tentar formar frases.


Perceba a entonação das frases

Frases afirmativas por si só já apresentam diversas entonações: calma, raiva, alegria, preocupação. Tente perceber a entonação das frases em suas formas afirmativas, negativas e interrogativas.


Grave-se cantando

A melhor parte de estudar inglês com música é cantar. Cada um tem sua própria relação com a música, mas soltar a voz é a melhor forma de praticar a fala. Experimente gravar enquanto você canta e avaliar o resultado depois.


As dicas que acabei de dar não são exatamente uma receita para o sucesso e que vão se encaixar para todo mundo. A verdade é que cada pessoa vai descobrindo aos poucos as suas próprias formas de estudar inglês. O importante é que seja uma rotina constante.


Melhores músicas para aprender inglês

O estilo ou música ideal para aprender inglês vai ser aquela que você mais gosta. É isso mesmo! A música que você mais ama ou aquele grupo de artistas que você ouve mais vão ser aqueles que farão você querer soltar a voz e cantar junto.


Busque estudar músicas no sotaque ou tipo de inglês que você se interessa mais. Encontramos grupos e artistas de nacionalidades diversas e quanto maior a variedade de sotaques com as quais você se habituar, maior vai ser sua proficiência na escuta.


Já mencionei por aqui antes que também podemos estudar inglês com podcasts, já que estes são uma recente febre mundial. Existem instituições pioneiras especializadas no ensino do inglês que produzem seus próprios programas com intuito educacional.


Estudar inglês na internet

Vimos que a música oferece muitas possibilidades de aprendizado. A internet facilita a transmissão e o acesso ao conhecimento de forma eficiente, e permite ouvir e estudar músicas de todos os lugares.


Já pensou em aliar o uso dos dicionários a sua rotina de estudos? Deixei um post explicando os benefícios e formas de usar dicionários especializados de inglês que encontramos na internet. Vale a leitura!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page